Skip links

Ferramentas indispensáveis para o RH na Era Digital

A era digital traz desafios para toda a organização, inclusive para o RH. Um cenário cheio de incertezas se desenha no momento que pensamos num futuro em que empresas são operadas por pessoas, máquinas e processos cada vez mais automatizados.

O trabalho operacional e repetitivo passa a ser insuficiente para uma geração de pessoas com ambições de prazos curtos e hábitos mais imediatistas. Trabalhar de casa, horários flexíveis, ambiente de trabalho descontraído e senso de propósito são alguns dos fatores que fazem essa nova geração optar por uma organização ou outra.

Muitas práticas têm de mudar ou evoluir para acompanhar uma organização cada vez mais ágil. Se você pensar no modo tradicional de avaliação de desempenho, no qual o feedbacké anual e as metas definidas no começo do ano, ele não serve em uma companhia na qual as pessoas trabalham em times diversos e as metas mudam com frequência. Monitorar e gerenciar as expectativas bem como o desempenho dessas pessoas em tempo real passa a ser tarefa dinâmica da nova gestão de pessoas.

RH aliado à Tecnologia da Informação

O RH que é esperado para um futuro breve se tornou parceiro de negócios dentro da empresa, uma área responsável por apoiar as estratégias internas e externas e por fornecer ferramentas para líderes gerenciarem suas equipes.

Mais competitividade, menos burocracia e maior economia de tempo. Ter as informações acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento é crucial para conseguir se adaptar às mudanças. A tecnologia, por sua vez, é o que determina ou facilita a rotina da empresa e traz maior eficiência e qualidade ao trabalho de colaboradores, além de interferir em sua motivação, pois reduz a burocracia e traz uma constante capacitação.

Todas essas mudanças e revoluções digitais trazem benefícios que vão desde a simplificação de processos operacionais como, por exemplo, contratação de pessoas até a gestão de competências. Veja aqui algumas ferramentas que estão fazendo a diferença em pequenas, médias e grandes organizações:

Confira as ferramentas que estão mudando a forma de gerenciar pessoas

CONVENIA – O Convenia auxilia no gerenciamento do departamento pessoal, organizando, automatizando e administrando tarefas burocráticas, como rotinas de admissão a demissão, gestão de benefícios ou de horas extras.

Sistemas como o Convenia permitem que o departamento economize tempo e engaje colaboradores, permitindo que sua energia seja menos dedicada a burocracia e planilhas e mais na atração e retenção de pessoas. Indispensável para organizações que veem a motivação e engajamento dos colaboradores como o ponto central de uma gestão de pessoas do futuro.

SOFTWARE AVALIAÇÃO – Realiza a análise de desempenho de acordo com o modelo de avaliação que a organização adota, 180º ou 360º, com consenso ou comitê, PDI e gestão de metas com pesos diferenciados por competência ou avaliador.

O software auxilia ainda na definição de um sistema de recompensas para as melhores performances além de rankings de desempenho e competências. Quem não quer ter esse tipo de informação sempre à mão para tomada de decisão rápida e eficiente? Além do mais, essas informações são indispensáveis para a estruturação de um plano de ação de desenvolvimento para os itens identificados com baixo índice de satisfação.

GUPY – Utilizando os conceitos de Inteligência Artificial e People Analytics, a Gupy oferece uma plataforma que digitaliza todo o processo de recrutamento e usa os padrões de seleção das empresas para ranquear os candidatos mais adequados para cada vaga. Com funcionalidades para fazer gestão dos candidatos, das vagas e ter uma triagem automática, a startup tem como objetivo tornar mais eficiente os processos de recrutamento e melhorar a experiência de candidatos, gestores e profissionais da área de RH durante os processos.

Seu principal diferencial é mapear o perfil da empresa e criar um detalhado perfil dos candidatos, facilitando a identificação dos profissionais mais adequados para cada vaga.

Investir em um RH que trabalha junto com os avanços da tecnologia da informação não é uma tendência: é uma realidade nos negócios. Os benefícios ultrapassam a redução de custos, estabelecendo processos mais automatizados e com mais informação por meio de soluções tecnológicas, a empresa passa a trabalhar dentro de uma cultura baseada também em inovação – além de garantir ao RH uma posição cada vez mais estratégica e integrada ao mercado.

Tem dúvidas sobre a aderência de um novo software aos seus processos e necessidades?

Quer saber mais sobre como construir uma cultura de inovação?

A Oguini pode colaborar com você.

Clique aqui e saiba mais.

Leave a comment

Name*

Website

Comment