Skip links

Gamificação e o Projeto ARES no Brasil

Aprender através da Gamificação é um conceito já consolidado no mercado mundial. Que o aprendizado através da gamificação traz uma série de vantagens, que o processo tradicional de aprendizagem não oferece, é um outro fato de conhecimento comum. No entanto, neste artigo, gostaríamos de salientar dois aspectos específicos e relevantes, que o projeto Áres traz para o aprendizado técnico em cyber segurança.

Liberdade para a aquisição de conhecimento

Aprender com o benefício da tentativa e erro, sem o ônus das consequências impostas em um ambiente da vida real, oferece uma oportunidade única. No projeto Ares, os jogadores podem, através desse experimento, tentar tanto atacar quanto defender seus ambientes de rede. Quando atacando, estão livres para imaginar como hackers usariam conhecimentos técnicos para infiltrar e explorar os ativos de informação em uma estrutura corporativa. Desta forma, exercitam seus conhecimentos sobre como poderiam ser atacados, já imaginando uma forma de implementar a defesa. Existe uma riqueza incalculável na possibilidade de exercitar esse processo de tentativa e erro, sem a preocupação quanto às respectivas consequências, que tais ações trariam, em um ambiente de produção. Com certeza, essa liberdade irá fomentar a criatividade dos profissionais em um nível de igualdade com aqueles que tentam invadir os ambientes corporativos. Isto se deve, pois não se preocupam com os impactos de erros cometidos, apenas em não serem descobertos.

Visualização das Estratégias

Outro aspecto que está relacionado com a liberdade acima mencionada, mas que representa um grande diferencial da plataforma Ares para a aquisição de conhecimento técnico, é a visualização gráfica da Estratégia implementada, tanto para defesa quanto para o ataque cibernético. O projeto Ares oferece a possibilidade de desenho das estratégias em ambos os lados, tanto no ataque quanto na defesa dos ambientes. Contudo, o desenho da estratégia deve obedecer padrões técnicos de mercado, os quais serão validados no jogo. Uma vez que validada e testada a estratégia, esta pode ser rapidamente implementada em ambientes de produção. Um profissional técnico, participando de um range, como hacker, pode rapidamente implementar uma estratégia de defesa identificada, no seu ambiente de produção.

Estes são apenas dois, dentre muitos outros benefícios que o aprendizado através da plataforma gamificada do projeto Ares, pode trazer para o mercado brasileiro. Entre em contato conosco e saiba mais sobre projeto Ares no Brasil.

Leave a comment

Name*

Website

Comment