Skip links

Como tornar a área de RH mais estratégica na Era Digital

Em uma era onde se fala sobre mudanças drásticas e até o fim de algumas profissões, enquanto outras surgem alavancadas pela tecnologia, é importante rediscutir o papel da área de Recursos Humanos dentro da organização.

A área de RH precisa ir além da execução de suas rotinas operacionais, tornando-se efetivamente mais humana e focando nas pessoas e na potencialização das mesmas, pois são as pessoas que fazem de fato diferença para o negócio. São elas que apresentam propostas inovadoras, melhoram processos e asseguram que a organização melhore seus resultados e destaque-se da concorrência.

Tendo em vista portanto que o desempenho das organizações depende diretamente das pessoas, e que a área de RH pode e deve agir para sair da percepção de custo e tornar-se parte da estratégia e da melhoria dos resultados, elencamos algumas iniciativas que o RH precisa realizar:

1. Entenda a organização

O primeiro passo para a área de Recursos Humanos tornar-se mais estratégica é conhecendo de fato a organização, quais seus objetivos e o que a diferencia do mercado.

Ao conhecer mais a fundo os processos da organização, o RH tem uma melhor capacidade para transmitir a toda as pessoas os objetivos e visão do negócio, assim como identificar pontos fortes e fracos no que lhe compete e traçar um planejamento que permita alcançar os resultados esperados através das pessoas.

2. Aprimore seus processos operacionais

Em meio a transição para se tornar mais estratégica para a organização, a área de RH precisa manter a execução de suas atividades operacionais, como por exemplo recrutamento, manutenção de banco de currículos e feedback, etc. Essas atividades são importantes e não podem ser deixadas de lado, porém isso não significa que elas devam ser executadas da mesma forma e com o mesmo custo de hoje.

Existem diversas ferramentas, softwares, aplicativos e outras tecnologias que podem ser usadas para automatizar os processos do RH. Procure manter-se atualizado sobre as novidades da área e busque traçar planos para melhorar o processo operacional. Ao fazer isso, você dará atenção a essas atividades operacionais e ainda terá mais tempo para focar em estratégias inteligentes para melhorar os resultados da área e da organização.

3. Atraia e retenha talentos de alta performance

Já comentamos que o desempenho da organização está diretamente ligado as pessoas que nela trabalham. Dessa forma, é extremamente importante a capacidade em atrair talentos para a organização e mantê-los.

Para isso é importante que tenha-se bem definido políticas para retenção e uma gestão por competências e desempenho, baseado nos objetivos estratégicos da organização e no posicionamento que espera-se alcançar no mercado. Considere que o RH precisa lidar em vários casos com gerações antigas e novas, que possuem seus diferenciais, como facilidade em lidar com mudanças, desejo por horários flexíveis de trabalho e home office, anseio por sucesso profissional de forma rápida, entre outros fatores.

4. Atue de forma mais colaborativa e pró-ativa

Um problema muito comum relacionado as pessoas, é que elas tendem a não sair da sua zona de conforto, e historicamente a área de RH tem fama de ser uma área reativa, que apenas busca agir quando alguém busca nela algum apoio. Essa postura precisa ser mudada, é preciso movimentar-se.

Movimente-se de forma a buscar oportunidades e entender necessidades que as demais áreas e gestores tem relacionadas ao capital humano e gestão de conhecimento. Busque contribuir de forma efetiva para os resultados da organização, ajude a empresa a lidar com constantes mudanças necessárias para a operação, trabalhe constantemente no engajamento das pessoas e capacitação do time para agir de forma positiva e adaptada a inovação.

5. Invista no desenvolvimento de uma cultura colaborativa

A cultura de uma organização é sem dúvida, um dos fatores mais trabalhosos de serem modificados, porém é um dos fatores mais importantes relacionados a retenção de talentos e a entrega de melhores resultados.

Além disso, o sucesso dentro de uma organização só pode ser alcançado através do esforço coletivo. Você pode possuir em sua empresa os melhores líderes e os profissionais mais capacitados, mas se eles não souberem trabalhar em busca de um objetivo de forma unida e colaborativa, como um time de verdade, de nada adiantará. Além disso, quando se tem um time colaborando para alcançar um resultado, você pode conseguir resultados brilhantes, mesmo em situações adversas.

Busque implantar essa cultura e pensamento nas pessoas, invista no desenvolvimento dos profissionais, no desenho de metas coletivas desafiadoras e em comunicação e integração dos profissionais.

Uma área de RH com uma visão estratégica para as pessoas pode fazer uma grande diferença nos resultados da organização, e a Oguini conta com profissionais que podem colaborar com você na definição e construção de processos, busca por tendências e automação da operação, além de treinamentos para apoiar na mudança de cultura.

Clique aqui e saiba mais.